Notícias

Previdência privada: um privilégio de poucos

/ Previdência privada: um privilégio de poucos

A possibilidade de ter um plano de previdência de qualidade é um privilégio de poucas pessoas no Brasil. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – Anbima, na matéria de mesmo título deste e-mail  do site Valor Investe divulgada em 06/06/23 revela que apenas 6% dos entrevistados devem utilizar a previdência como meio para sustento na aposentadoria, sendo que 51% afirmam que recorrerão ao INSS, conforme tabela abaixo:

Da parcela de 6% que possuem planos de previdência, uma parcela muito baixa deve ter um plano de previdência sem fins lucrativos, como o da Inovar Previdência, pois não tiveram a oportunidade de trabalhar em uma empresa que oferece esse tipo de benefício. E por que é bom um plano de previdência sem fins lucrativos? Porque o retorno dos investimentos é revertido 100% para os participantes, não tem a figura do acionista como nos planos de previdência de bancos, seguradoras e plataformas de investimento, que geram lucro por meio da cobrança de taxas sobre a gestão do plano.

Agora, mesmo com a saída da Abril, você vai continuar tendo esse importante instrumento que é o Plano de Previdência da Inovar para ter uma aposentadoria mais tranquila, sem perder absolutamente nada e, ainda, podendo ver seus recursos crescerem de forma relevante (nos últimos 5 anos, quem esteve conosco viu seu patrimônio crescer 56%).

Deve-se ter muito CUIDADO ao acessar os recursos de um plano de previdência: a recomendação é que isso seja feito de forma bem planejada porque esse tipo de patrimônio tem o propósito de complementar a renda das pessoas quando elas tiverem sua capacidade de trabalho diminuída e, por isso, se a pessoa acessar antes, ela pode perder até 35% do seu valor total acumulado durante anos, dependendo do regime de tributação escolhido quando fez a adesão ao plano de previdência (com saldo acumulado de R$ 100.000,00 pode resgatar apenas R$ 65.000,00 se sua alíquota de tributação estiver em 35%). Se a pessoa acessa seus recursos como uma renda, ela acaba amenizando o efeito do imposto de renda nas suas retiradas porque a rentabilidade ao longo do tempo ajuda a minimizar o impacto da tributação.

Por sua vez, ao acessar o recurso e aplicar em outro investimento, pode implicar em dupla tributação: na saída do plano de previdência e quando for acessar o recurso no outro investimento. E tem mais: nosso plano de previdência não tem o come-cotas dos fundos de investimentos que cobra imposto de renda a cada 6 meses, comprometendo a acumulação de capital.

Estamos aqui para cuidar do seu dinheiro e do seu futuro!

Continue com a gente na INOVAR!!

Juntos somos mais fortes!