Cuide de você e da sua família, assumindo uma postura preventiva na saúde. A prevenção inclui várias práticas, tais como adquirir hábitos saudáveis, cuidar da alimentação, ter uma rotina equilibrada, fazer atividades físicas, zelar pelo equilíbrio emocional, relaxar e exercitar a mente.
Além disso, é preciso fazer do check-up parte da rotina. Confira os principais exames médicos da vida adulta:
- Adultos entre 20 e 39 anos: os exames periódicos devem se tornar um hábito nesta etapa. Além do hemograma completo, incluem-se RX de tórax, ultrassom de abdômen total e controle cardiológico, que nesta idade não precisa ser ainda tão frequente. Para mulheres, entram também na lista: ultrassons de mamas e transvaginal, além do Papanicolau. Para homens, é importante o controle do PSA (livre e total) para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
- Adultos após 40 anos: os exames periódicos devem ser encarados com maior seriedade nesta fase, seguindo a lista já mencionada no tópico anterior. Uma maior atenção deve ser dada ao controle cardiológico, observando a prática de exercícios, alimentação saudável e a forma de lidar com o estresse do dia a dia.
- Adultos após 50 anos: a cada dois anos, é recomendável realizar também o exame de densitometria óssea para prevenir a osteoporose. A colonoscopia, a ser realizada a cada cinco anos, também entra na lista tanto para homens quanto para mulheres.
Outras medidas importantes de prevenção:
- Autoexame da pele: em qualquer idade, proteja sua pele com filtro solar e fique atento a qualquer alteração.
- Autoexame de mama: este procedimento deve ser um hábito entre as mulheres, realizado uma vez por mês, uma semana após o término da menstruação. Diante de qualquer sinal de alarme, procure seu médico.
- Autoconhecimento: o organismo dá sempre sinais de que algo não vai bem. Procure observá-lo e respeite seus limites.