ONIOMANIA
É um transtorno de personalidade e mental, um distúrbio que faz com que o ato de comprar um objeto desejado seja uma fonte de extremo prazer. Provoca problemas financeiros, emocionais e de saúde física. É uma tentativa de preencher vazios emocionais de forma imediata, mas como a satisfação dura pouco, o ato se transforma em sa.
Por isso, se identificar os sintomas abaixo, siga as dicas e retome o controle da sua vida financeira e emocional:
• Contrai dívidas que não sabe se poderá pagar.
• Adquire constantemente itens desnecessários e, muitas vezes, repetidos.
• Tem o hábito de ir às compras somente para se sentir feliz.
• Faz até empréstimos somente para poder consumir mais.
• Esconde as despesas contraídas durante o mês, gerando desconforto com os familiares.
VEJA AS MEDIDAS PRÁTICAS PARA EVITAR A COMPULSÃO E RETOMAR O CONTROLE:
Dica 1:
CONSCIENTIZE-SE, ORGANIZE OS GASTOS E PLANEJE O ORÇAMENTO
Lembre-se de que o primeiro passo para o descontrole é a desorganização. Manter sua planilha de orçamento organizada não só é uma forma de manter-se dentro do orçamento, mas de conter a ansiedade e estar ciente de que não deve gastar mais do que realmente pode.
Dica 2:
IMPONHA-SE LIMITES
Limite o uso do cartão de crédito para determinados tipos de compras e não ultrapasse o valor mensal estipulado. Evite usar o limite do cheque especial da conta-corrente. Lembre-se de que a compulsão é uma falta de limites, então mantê-los é um ato terapêutico.
Dica 3:
CONTE COM O APOIO DA FAMÍLIA
Converse com sua família e mostre como está se esforçando para resolver o problema. Caso seja um dos provedores, fale abertamente sobre o orçamento mensal e peça a colaboração de todos pelo bem-estar financeiro e emocional da família.
Dica 4:
PROCURE AJUDA, CASO NECESSITE
Sua saúde é muito valiosa! Por isso, caso observe que não está conseguindo fugir das compras por impulso, e que compra apenas para sentir-se bem, agende uma sessão de terapia. É um investimento na sua qualidade de vida que vai fazer toda a diferença na sua saúde e no seu bolso.