Denomina-se consumismo o ato de comprar muito mais do que o necessário. Em casos mais agudos, o consumismo pode se transformar em um dos sintomas da Síndrome de Diógenes, na qual é frequente a ocorrência do distúrbio de acumulação. Por isso, além de aprender mais sobre consumismo com esses documentários, procure introduzir práticas saudáveis em sua vida, reduzir os gastos supérfluos e sempre refletir sobre o que lhe motiva a gastar seu dinheiro e sobre qual está sendo o impacto das suas escolhas financeiras sobre sua saúde física e emocional.
Este assunto é muito importante para a saúde integral de todos, por isso compartilhe essas sugestões e ajude seus amigos e familiares a também reavaliarem a qualidade do “consumo” em suas vidas. Assistir a esses documentários fará com que você conheça os hábitos que estão envolvidos no consumismo e, assim, avaliar melhor sua conduta.
FILME 1: Minimalismo: um documentário sobre coisas importantes
Sinopse: o filme explora o universo do consumismo nos dias atuais mostrando novos caminhos para se viver com mais satisfação e liberdade financeira.
Disponível na Netflix.
FILME 2: O custo verdadeiro
Sinopse: abordagem sobre o consumismo e o verdadeiro custo das roupas que vestimos. O documentário foca em considerações éticas e nos custos – enquanto os preços das peças baixam, os custos humanos e ambientais crescem dramaticamente.
Disponível na Netflix.
FILME 3: A história das coisas
Sinopse: baseado no livro da ambientalista Annie Leonard, de mesmo título, o documentário questiona sobre quantos planetas os humanos precisariam para manter seus atuais hábitos de consumo. O filme também fala sobre os sistemas de extração, produção, distribuição, consumo e descarte.
Disponível no YouTube.